Página em Remodelação

Ar Condicionado

Ar Condicionado

Qual é coisa qual é ela que refresca no verão e aquece no inverno? Não adivinhou?

É o ar condicionado. Este equipamento para além de refrescar quando é necessário e aquecer quando o tempo assim o pede, é eficiente e rápido a cumprir a sua função. Para além destas funcionalidades, o ar condicionado ainda substitui ventoinhas, aquecedores e desumificadores. O princípio fundamental do ar condicionado é a absorção de energia (frio ou calor) de um lugar e a libertação da mesma para outro lugar. Este processo exige uma unidade interior, uma unidade exterior e tubos de cobre, através dos quais circula um gás refrigerante. É este gás que absorve a energia e a liberta.

De seguida deixamos-lhe algumas vantagens do ar condicionado, para que possa escolher a solução ideal para si.​

Funções do Ar Condicionado

Cada equipamento de ar condicionado tem as suas funções. No entanto, estas nem sempre estão presentes em todos os aparelhos, pelo que convém verificar a presença das que interessam, antes de efetuar a compra do seu aparelho.

  • Função turbo – arrefece ou aquece a divisão com rapidez. Com esta função o equipamento funciona a uma potência superior durante alguns minutos, até atingir a temperatura desejada.
  • Controlar o envio do ar
  • Controlo de Temperatura
  • Oscilação horizontal – Esta função permite uma melhor distribuição do ar e da temperatura na divisão.
  • Limitação da Potência – Esta função impede que ligado em simultâneo com outros eletrodomésticos o quadro elétrico dispare e vá abaixo.
  • Modo noturno – Reduz o ruído, ajusta a temperatura para que aumente pouco a pouco até o equipamento desligar.

Vantagens do Ar Condicionado

Conforto – Dá ao utilizador o poder de conservar o espaço em que se encontra à temperatura desejada, em qualquer altura do dia e ao longo de todo o ano.

Multiplicidade de funções – Regula a temperatura, controla a humidade e filtro do ar.

Prolongamento da vida útil do espaço – Agora a vantagem é para os próprios edifícios onde se encontra instalado e equipamento de ar condicionado. Os edifícios e as construções de hoje são construídos com vista a diminuírem perdas de temperatura. Contudo, este subisolamento corta drasticamente as folgas de respiração dos edifícios, reduzindo as capacidades destes se verem livres da humidade, o que irá propiciar o surgimento de fungos, bactérias e ácaros.