A importância da Eficiência Energética

Os vários fatores que ajudam na eficiência energética de um edifício

Este artigo aborda a importância da eficiência energética que depende de vários aspetos que se integram, seja na proteção interna ou externa do edificio (abordado neste texto, seja na escolha dos melhores sistemas de climatização, no qual a Erfolconter é uma empresa especializada.

 

Isolamento das Paredes

O bom isolamento das paredes dos edifícios são muito importantes, pare se conseguir um bom isolamento térmico do um edifício e ajuda na Eficiência Energética.

As paredes eficientes conseguem conservar o calor no interior da habitação, além de reduzir os custos necessários para o seu aquecimento.

Além do isolamento e conforto térmico, aumentam o isolamento acústico.

O Isolamento das paredes pode ser feito pelo seu interior e exterior.

 

Isolamento das Paredes pelo Exterior:

A sua aplicação pelo exterior é porventura a mais adequada do posto de vista da eficiência energética, diminuindo a probabilidade de criar humidade e condensação nas paredes. Poderá escolher a textura do revestimento assim como a cor. Em algumas situações é necessário ter em atenção as limitações impostas pelas vias publicas (poderá saber mais indicações na Câmara Municipal).

 

Isolamento das Paredes pelo Interior:

O isolamento pelo interior irá reduzir a área de habitação, ficando a casa com menor capacidade de retenção de calor.

 

Isolamento de Coberturas

O bom isolamento de Coberturas é muito importante, em média representam 30% das perdas de calor numa casa.

As coberturas eficientes permitem a conservação da temperatura no seu interior, melhorando o conforto. Diminuem as necessidades de custos com o seu aquecimento e arrefecimento interior e diminuem a existência de condensação e as suas consequências.

 

Janelas Eficientes

A janelas são muito importantes numa habitação, e ter janelas eficientes é fundamental para um conforto interior perfeito. Estas janelas aumentam o isolamento térmico e acústico e permitem uma poupança energética.

Estas janelas ainda podem apresentar outras vantagens como uma maior segurança, ventilação e versatilidade de utilização.

 

Proteções Solares

Portugal é um dos países da Europa com maior exposição solar, por este motivo as proteções solares poderão ser importantes para nomeadamente no verão diminuir os custos com o arrefecimento dos edifícios.

 

As proteções solares podem ser de exterior, de interior ou integradas:

Exteriores: podem se fixas ou móveis

Interiores: sendo móveis podem dispor de um funcionamento manual ou automático.

Integradas: estes sistemas têm as proteções no interior dos vidros ou janelas.

 

Estes sistemas permitem controlar ou diminuir o calor ou frio, a luz a radiação solar, o encadeamento ou o ruído.

 

Sistemas de Ventilação

A ventilação numa habitação é muito importante pois permite a renovação do ar do interior. Atualmente a legislação obriga a uma taxa de renovação mínima de ar de pelo menos 40%, por hora, do ar da habitação.

 

Renovação natural de ar: habitualmente feita pelas janelas abertas e grelhas.

Renovação mecânica de ar: Através de ventiladores mecânicos que efetuam de forma controlada através de condutas a circulação de ar.

Renovação mista de ar: A mistura dos dois sistemas, natural e mecânica, caracteriza-se pelos extratores ligados a condutas individuais

 

Ver mais sobre ventilação aqui!

 

Fonte: Adene – Agência para a Energia

Recommended Posts