Pellets

Aquecimento com recuperadores de calor a Pellets

Os Pellets são compostos por resíduos ou restos de diferentes tipos de madeira. Desta forma não é necessário o corte de mais árvores, simplesmente o aproveitamento dos resíduos da madeira (biomassa).

Esses resíduos ou restos de madeira, são picados a seco, depois triturados até se tornarem pó, posteriormente são comprimidos até atingirem o seu formato final.

Utilização

Os recuperadores de calor a Pellets, poderão ser instalado no interior de residências, ou empresas como, escritórios, restaurantes e comércios em geral.

Veja as vantagens e desvantagens, quando usadas em sistemas de aquecimento com recuperadores de calor a Pellets:

Vantagens do Aquecimento com Recuperadores a Pellets 

Baixo teor de humidade, isenção de resinas e baixo valor de cinzas

A utilização no aquecimento de recuperadores de calor a Pellets, apresenta um baixo teor de humidade e isenção de resinas, tem uma combustão quase total, apresentando um baixo valor de cinzas em resultado da queima que podem variar entre 1% a 3%.

Queima por dosagem

Se utilizar uma queima por dosagem, poderá obter excelentes níveis de eficiência, reduzindo e controlando o uso excessivo dos Pellets. Desta forma conseguirá manter a temperatura do ambiente sempre regulável, podendo ainda configurar no equipamento a velocidade do sistema de ventilação.

Fim do fumo e cheiro de queimada

Ao utilizar um recuperador de calor com pellets, irá libertar-se do tradicional cheiro de queimada. É necessário apenas uma saída para o exterior com a função da extração do dióxido de carbono.

Acendimento Automático

Atualmente os modernos sistemas de aquecimento de recuperadores de calor a Pallets, têm sistema de acendimento automático. Para a sua ignição basta o pressionar de um simples botão.

Aquecimento Ecológico

Este é um sistema de aquecimento ecológico, muito utilizado. Apresenta  índices de poluição bastante reduzidos, as partículas de CO2 atingem apenas 1 grama por hora, deixando o ambiente e o ecossistema mais limpos.

Desvantagens do Aquecimento com Recuperadores a Pellets

Limpeza do pó fino

As pellets são produzidas por um pó fino. A produção do pó fino no fim da queimada poderá ser prejudicial à saúde. Os equipamentos mais evoluídos tecnologicamente oferecem sistemas com filtros, com o objetivo de inibir o escoamento do pó. No entanto a maioria dos fabricantes não o utiliza, na medida em que não são exigidos pelos órgãos regulamentadores.

Limpeza das Cinzas

As cinzas da queima dos pellets não é orgânica, por esse motivo poderá ser considerado um lixo tóxico.  A sua limpeza deverá ser feita de forma correta. Deverá perguntar ao fornecedor qual a melhor forma de efetuar a limpeza das cinzas.

Utilização de Pellets de baixa qualidade

Se utilizar pellets de baixa qualidada, poderá ter um custo acrescentado. Algumas fabricantes de pellets, utilizam madeira de baixa qualidade, este facto poderá levar a uma queima será mais rápida, sendo necessário usar mais pellets para aquecer o ambiente, encarecendo assim o seu uso.


Recommended Posts